I - O Problema - justificativas
Um dos objetivos da formação do aluno é trabalhar com situações que possibilitem pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos porém com conseqüências desiguais para os diferente grupos sociais.
O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?
Segundo os PCN”s “os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem”.
Questiona-se como nas condições concretas de aprendizagem podemos contribuir para que os alunos percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, jogam bola, enfim onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
A proposta da coleta seletiva do lixo é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental:
Os alicerces da construção de uma política ambiental, do desenvolvimento e da sustentabilidade foram discutidos a partir da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 ( a Rio 92).
O conceito de desenvolvimento sustentável ganhou múltiplas dimensões na medida em que os estudiosos passaram a incorporar outros aspectos das relações e dos indivíduos com a natureza.
Sustentabilidade ecológica: refere-se à base do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas.
Sustentabilidade ambiental: refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das interferências antrópicas.
Sustentabilidade social: tem como referencia o desenvolvimento e como objeto a melhoria da qualidade de vida da população. Em países com desigualdades, implica a adoção de políticas distributivas e/ou redistribuitivas e a universalização do atendimento na área social, principalmente na saúde, educação, habitação e eqüidade social.
Sustentabilidade política: refere-se ao processo de construção da cidadania, em seus vários ângulos e visa garantir a plena incorporação dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
Sustentabilidade econômica: implica uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos de investimento público e privado - o que quer dizer que a eficiência pode e precisa ser avaliada por processos macrossociais.
Sustentabilidade demográfica: revela os limites da capacidade de suporte de determinado território e de sua base de recursos, implica cotejar os cenários ou tendências de crescimento econômico com as taxas demográficas, sua composição etária e contingentes de população economicamente ativa.
Sustentabilidade cultural: relaciona-se com a capacidade de manter a diversidade de culturas, valores e práticas no planeta, no país e/ou numa região, que compõem ao longo do tempo a identidade dos povos.
Sustentabilidade institucional: trata de criar e fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições que considerem critérios de sustentabilidade.
Sustentabilidade espacial: norteada pela busca de maior eqüidade nas relações inter-regionais.
O conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo construído no processo de discussão e prática de uma política geral para a humanidade. Ë importante ressaltar que esse conceito se identifica com pelo menos quatro dimensões:
- uma dimensão ética, onde se destaca o reconhecimento de que no almejado equilíbrio ecológico está em jogo mais que um padrão duradouro de organizaçÃo da sociedade - está em jogo a vida dos demais seres e da própria espécie humana ( gerações futuras);
- uma dimensão temporal, que rompe com a lógica do curto prazo e estabelece o princípio da precaução (adotado em várias convenções internacionais de que o Brasil é signatário e que têm internamente, com ratificação pelo Congresso, força de lei), bem como a necessidade do planejar a longo prazo;
- uma dimensão social, que expressa o consenso de que só uma sociedade sustentável- menos desigual e com pluralismo político- pode produzir o desenvolvimento sustentável;
- uma dimensão prática, que reconhece como necessária a mudança de hábitos de consumo e de comportamentos.
- Para concretizar tudo isso, é preciso romper o círculo vicioso da produção, que prejudica o meio ambiente e exclui dos beneficiários grande parte da sociedade. Ë preciso, também, promover um círculo virtuoso, em que a produção obedeça a critérios de conservação ambiental duradoura e aperfeiçoamento progressivo nos padrões de repartição de benefícios.
II - Objetivos:
A proposta de se trabalhar a coleta seletiva do lixo inserida numa perspectiva mais ampla do tema Meio Ambiente procura contribuir para que os alunos sejam capazes de :
- Observar e analisar fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir uma meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida:
- Instrumentalizar os alunos na compreensão da realidade e na busca de soluções para questões sociais, possibilitando a tomada de posição frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social.
- Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade.
- Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de "PRODUÇÃO" e "DESTINO" do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
III - Identificação dos cursos de ação possíveis para atingir os objetivos
Em relação aos professores:
Sensibilização para o problema - recursos
Apresentação de subsídios teóricos (a questão ambiental, educação ambiental, comportamentos ambientais corretos)
Seleção dos principais conteúdos relativos a proteção do meios ambiente como tema transversal.
Listagem e especificação dos conteúdos - conceituais, procedimentais e atitudinais).
Seleção das experiências pedagógicas (escolha das estratégias e procedimentos) - Quais experiências pedagógicas propor para que os alunos aprendam na prática dos dia a dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal nos diversos ambientes, análise dos padrões de comportamento adquiridos na família e por informações através da mídia.(Em construção)
Cronograma de execução
IV - Implementação
a) Aspecto organizacional: Previsão dos recursos físicos e materiais; aproveitamentos dos recursos humanos: reuniões com as diversas equipes de trabalho docente e com o pessoal administrativo (manutenção, faxina, etc ).
b) Aspecto Curricular:
Organização de todo o sistema visando atingir os objetivos, determinação de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais), das experiências dos feedbacks, dos sistemas de controle e avaliação).
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