quarta-feira, 31 de março de 2010

DESTINAÇÃO E ARMAZENAMENTO DO LIXO

De um modo geral, nas cidades o lixo é coletado por uma empresa contratada pelo governo ou por particulares. Depois de recolhido, o nosso lixo segue de caminhão para um destes locais:

1) Lixão

É um depósito a céu aberto, que não tem fiscalização e nem licença para funcionar. O lixo não recebe nenhum tratamento, por isso acaba contaminando o meio ambiente, por meio:

- do chorume que é um líquido tóxico, produzido quando a água da chuva ou de fontes subterrâneas misturam-se ao lixo em decomposição. Esse líquido tóxico pode escorrer para os rios, córregos e principalmente pode penetrar nos lençóis freáticos, poluindo-os.

- do gás metano e o gás sulfuroso produzido pela decomposição do lixo. Esses gases podem acarretar incêndios, explosões e contribuem para o Efeito Estufa.

OBS.: O lixão pode provocar várias doenças às pessoas que moram nas suas imediações e aos catadores de lixo irregulares.

2) Compostagem

3) Aterro Sanitário

Local previamente planejado para depositar o lixo coletado. Nesse local, o lixo é comprimido por tratores, colocado num saco de lixo extra-resistente ou sob terra densa e depois armazenado em grandes buracos feitos no solo. É coberto por uma camada de terra para evitar o mau cheiro e a proliferação de insetos e outros animais ( urubus e ratos ).

Como nos lixões, os aterros também geram gases e chorume que pode provocar sérios danos à comunidade e ao ambiente.

Nos aterros sanitários existem tubulações no solo que controlam os gases emitidos pelo lixo. Os gases são bombeados para fora, queimados ou usados para gerar eletricidade. O chorume, por sua vez, é canalizado e tratado.

4) Incinerador

São como grandes fornos, que queimam o lixo. Como resultado obtém-se as cinzas, gases e água.

Problemática:

As cinzas geradas na incineração podem ser altamente tóxicas, dependendo do material queimado. A fumaça liberada pelo incinerador também pode ser perigosa. Calcula-se que há a liberação de metais pesados, gases ácidos, monóxidos de carbono, dioxinas, furaros e etc., que contribuem para a poluição atmosférica e para a chuva ácida. As dioxinas e os furanos podem provocar câncer no ser humano.

Alternativas:

- Para evitar a liberação de gases tóxicos, deve-se fazer uma separação prévia dos resíduos, enviando para o incinerador o material perigoso, como o lixo hospitalar e materiais não recicláveis.

- As usinas de incineração precisam possuir um sistema de filtros de alta tecnologia que minimizam os riscos causados pela fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário