quarta-feira, 31 de março de 2010

PROJETO COLETA SELETIVA DO LIXO - SUGESTÕES DE CONTEÚDOS CURRICULARES A SEREM DESENVOLVIDOS

Conteúdos Curriculares a serem desenvolvidos:


Ed. Infantil

O trabalho de Educação Ambiental - Coleta Seletiva - na Educação Infantil, acontecerá sob a forma de pequenos projetos que serão inseridos no currículo.

Para a sensibilização dos alunos sobre a problemática do lixo serão utilizados filmes, histórias da literatura infantil, observação do lixo da sala e do colégio - quantidade e tipo, assim como a formulação de perguntas do tipo: Para onde vai este lixo?

A partir destas reflexões, serão oferecidos aos alunos momentos de leitura de textos informativos discutindo em que consiste a coleta seletiva e porque ela é importante, assim como entrevistas com pessoas que lidam com esta problemática.

O ensino de procedimentos de coleta: uso de recipientes de cores diferentes, tipos de lixo que serão classificados, também serão foco deste projeto.

Os alunos do Pré confeccionarão cartazes com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a problemática do lixo.


--------------------------------------------------------------------------------

1ª Série

Língua Portuguesa: Elaboração de um livrinho contendo informações sobre a importância da preservação do meio ambiente para a perpetuação das espécies.

Matemática: Estudo comparativo sobre quantidades de lixo produzidos nas cidades de S.P, como também entre as cidades brasileiras. Leitura de gráficos e tabelas.

Ciências: Ciclo de Vida dos Animais - Ecosistema e a Cadeia Alimentar

E. Religioso: Saber cuidar do presente de Deus - A Vida. Relação entre a vida humana e o meio ambiente.


--------------------------------------------------------------------------------

2ª Série

Língua Portuguesa: Elaboração de folhetos explicativos a serem entregue para as turmas do Pré, contendo informações sobre a relação entre desmatamento e a reciclagem de papel.

Matemática: Estudo comparativo sobre países que realizam a reciclagem de lixo. Leitura e interpretação de gráficos e tabelas

História e Geografia : O trabalho e a produção de lixo industrial

Ciências: Plantas - Relação entre o desmatamento e a reciclagem de papel.

E. Religioso: Água pura - sinal de Jesus e de vida - Batismo e Bodas de Canaã.


--------------------------------------------------------------------------------

3ª Série

Textos informativos sobre o tema, Jornal Ecológico.

MATEMÁTICA: Gráficos, tabelas, apoio às outras áreas

HISTÓRIA: Água, rio - poluição
Efeitos da urbanização
Lixo do índio

CIÊNCIAS: Cadeia alimentar
Animais em extinção
Plantas- impacto ambiental
Ecologia

Artes: aproveitamento do que a natureza oferece


--------------------------------------------------------------------------------

4ª Série

PORTUGUÊS: Propaganda/divulgação
Reportagem
Poesia

MATEMÁTICA: Gráficos
Porcentagem - trabalho com texto matemático sobre alumínio

HISTÓRIA: Ecoturismo - desenvolvimento sustentado
Problemas comuns na América Latina
Ação de cidadania

GEOGRAFIA
A importância da preservação para o ecoturismo
Brasil: aspectos físicos e ambientais
Problemas comuns na América Latina
Ação de cidadania

CIÊNCIAS: Terra: um planeta a ser preservado
Alimento, aproveitamento, desperdícios, qualidade de vida
Doenças causadas pela poluição

Religião: escravidão e “lixo humano”

Artes: logotipo para campanha


--------------------------------------------------------------------------------

5ª Série

PORTUGUÊS: Texto informativo, “Jornal Ambiental Mural” (que continuará o resto
do ano)
Charge,
Texto instrucional = papel reciclado
Leitura de periódicos
Texto teatral
e-mail- acesso a sites para troca e divulgação

MATEMÁTICA: Gráficos
Medidas de massa
Área
Porcentagem, tabelas, volumes, etc

HISTÓRIA: Conceito de urbano
Ecologia e tecnologia

GEOGRAFIA: Relação do seres humanos com a natureza - agricultura/poluição no campo:
agrotóxico, lençol freático
Industrialização e poluição
Problemas ambientais: recursos hídricos, consumo e despedício, o lixo
que não é lixo, alternativas para os problemas ambientais

CIÊNCIAS: Lixo - coleta seletiva
Água - poluentes, contaminação, chuva ácida
Ar: poluição, camada de ozônio, efeito estufa, propaganda e produtos
Solo: erosão, desertificação, salinização, desequilíbrio do clima -
produtos biodegradáveis e propaganda
Lixo: pilhas, baterias

Religião: Jesus e o “lixo Humano”; Eucaristia, você e o “lixo Humano”

Artes: logotipo para campanha ;papel marchê e papel reciclado

Música: Como pesquisar na internet - sites de ecologia, educação ambiental, ongs...


--------------------------------------------------------------------------------

6ª série

Ciências e Geografia: Poluição ambiental. A partir desse referencial, discutir conceitos tais como: meio ambiente, poluição, tipos de poluição e qualidade de vida, que, reforçam a importância do projeto de coleta seletiva do lixo, ampliando a discussão para âmbitos mais amplos da sociedade. O questionamento será: Temos um tratamento adequado para o lixo urbano?

História: discutir atualidades e montar um mural da classe sobre os temas escolhidos pelos alunos. Essa proposta visa incentivar a leitura de periódicos (jornal/revista) e trabalhar a linguagem oral na explanação do tema, que neste momento será o lado social do lixo urbano.

Ensino religioso: a abordagem também será social do trabalho realizado pelos sofredores de rua, das cooperativas e outras formas de organização desses setores marginalizados dando o sentido de valorização da Vida.


--------------------------------------------------------------------------------

7ª série

Geografia: abordará os problemas ambientais urbanos que envolvem discutir a questão da ocupação do solo nas cidades (enchentes), as migrações pendulares e os transportes coletivos, o destino do lixo, o saneamento básico e a relação de todos esses aspectos do meio ambiente urbano e a cidadania.

Ciências: Desenvolvimento Sustentável, com enfoque no problema do acúmulo de “lixo” que o desenvolvimento humano provoca. Tratará do problema de poluição e contaminação do meio ambiente causado pelo lixo e como estes problemas podem ser diminuídos com a conscientização da população e o uso de técnicas apropriadas de tratamento e coleta de lixo.

Português: propor como tema o “lixo”, propiciando uma discussão sobre cidadania e ética, pré-requisitos para esse trabalho.


--------------------------------------------------------------------------------

8ª série

Inglês: irá trabalhar com os alunos o tema Reciclagem que possibilitará uma visão mais global do assunto e uma comparação com a nossa realidade.

Geografia: enfocar Desenvolvimento e Subdesenvolvimento, o tema relacionado ao meio ambiente através de relatório do PNUD (Relatório de desenvolvimento humano) atualizado.

Ciências: serão enfocados a ciclagem dos nutrientes e o fluxo de energia que envolve não só a reciclagem do lixo, pela manutenção da matéria prima, como a relação dos nutrientes em todo ecossistema.

Artes: irá propor uma série de oficinas para completar o ciclo dos resíduos sólidos na escola, com a reciclagem do material coletado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário